Sarah Uriarte

Nasceu em 1992. Vive e trabalha em Itajaí, Santa Catarina. Artista visual, professora e produtora cultural.

Sua pesquisa estabelece relações entre fotografia eperformance; corpo e arquitetura; espaço público e privado; corpo público e privado; práticas de arquivo, e seus desdobramentos em fotografias, vídeos, ações e publicações impressas.

Mestra em Artes Visuais pelo PPGAV na UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), especialista em Gestão Cultural pelo SENAC e formada em Fotografia pela UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí),com bolsa de intercâmbio na Espanha (Universidade de Sevilha) e nos Estados Unidos (Parsons The New School for Design e Academy of Arts University).

Atua como artista e produtora de artesvisuais junto à DES, editora e espaço de pesquisa e produção em artes visuais, responsável junto com Kim Coimbra, pelo projeto PORTUÁRIO e a publicação ZONA PORTUÁRIA.

É professora de fotografia na educação básica e no ensino superior na UNIVALI e em cursos livres. Faz parte da Câmara Setorial de ArtesVisuais do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itajaí, atualmente como representante.

Seu trabalho parte de gestos muito simples como abrir uma janela, sair por uma porta ou entrar em um arquivo. Essas performances são realizadas para a câmera repetidas vezes, até serem desdobradas em fotografias, vídeos, ações e publicações impressas, em diálogo direto com as especificidades do contexto expositivo. Testa caber nos lugares, poder entrar por e ter oportunidade de pertencer ali. Visualiza, enquadra, fotometra, fotografa, filma e edita. Organiza, classifica, separa, agrupa, monta, arquiva. Constrói assim, pequenos procedimentos cotidianos para entrar, permanecer e sair.