Estevão Parreiras

Nasceu em Pouso Alegre, MG, em 1993. Vive e trabalha em Goiânia, GO

Estevão Parreiras estuda e discute linguagens plásticas e poéticas do desenho, o risco no papel e como essa linha relaciona-se com a subjetividade e a identidade do artista. O desenho, além de um desejo, de um prazer, é a marca, a sobra de uma vontade de deixar marcas, mediadas por um impulso materializado pelo instrumento utilizado para arranhar o papel, deixando e consignando os gestos frágeis, algumas vezes instantâneos, outras econômicos e raivosos. É assim que Estêvão Parreiras define sua relação com sua produção, que se identifica enquanto artista.

Seu repertório imagístico vem de um inconsciente formado,sobretudo, em salas de ex-votos, afirma o artista e curador Divino Sobral, e se apresentam como um tributoà cultura popular, à devoção religiosa. Em contrapartida, porém, se coloca como uma presença simbólica, questionadora, muito reveladora e muito atual, do pensamento dessa nova geração do século 21 sobre a intimidade.

Estevão é bacharel em artes visuais pela Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (FAV-UFG). O artista possui obras no acervo público do Museu de Artes Plásticas de Anápolis, Anápolis/GO. Estevão participou das exposições das seguintes exposições: “Um corpo no ar pronto pra fazer barulho”, Museu de Arte Contemporânea de Goiás - Goiânia/GO, 2018; 44° SARP - Salão de arte de Ribeirão Preto Nacional Contemporâneo, Museu de Arte de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto/SP, 2019.Em 2020: 25° Salão Anapolino de Arte, Galeria Antônio Sibasolly, Anápolis/GO; 48° Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto, Casa do Olhar Luiz Sacilotto, Santo André/SP; 2° Salão Nacional de Pequenos Formatos de Britânia, Museu de Arte de Britânia, Britânia/GO; 45°SARP - Salão Nacional de Ribeirão Preto Nacional-Contemporâneo, Museu de Arte de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto/SP, e da Residência Artística na Pivô Pesquisa - Ciclo III / Beck’s, Pivô, São Paulo/SP.